Principais dicas para você sair bem em uma entrevista de emprego

Hoje, muitas empresas utilizam plataformas de recrutamento e seleção e portais de empregos para facilitar o processo de seleção. Não é que não haja contato humano a humano porque as ferramentas são digitais, muito pelo contrário.

Eles ajudam a humanizar o processo seletivo com algo muito importante: o tempo.

Essas ferramentas simplificam etapas que podem ser automatizadas e ajudam a analisar o perfil de cada indivíduo, mas sempre se conecte com o pessoal do recrutador para analisar cada etapa.

Embora já exista um toque humano mesmo quando a tecnologia é usada para ajudar, essa conexão é mais profunda durante a entrevista de emprego.

É por isso que hoje estamos ajudando você a se sair bem em uma das últimas etapas para conseguir um emprego.

Neste artigo, você aprenderá:
Como se preparar para uma entrevista de emprego?
Como se comportar em uma entrevista de emprego?
Como se vestir para uma entrevista de emprego?

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

Se você foi chamado para uma entrevista de emprego, provavelmente é porque a empresa gosta da sua vaga e vê potencial em você. É por isso que é tão importante fazê-lo agora.

Recrutadores e profissionais de outras áreas que trabalham para a empresa e vão entrevistá-lo já conhecem seu histórico de carreira, viram seu currículo, analisaram seus resultados de testes, pesquisaram sobre você…  

Assim, eles já conhecem suas informações mais objetivas e histórico de carreira.

Mas de que adianta entrevistar se eles já sabem de tudo isso?

As interações interpessoais estão na entrevista. Lá, o recrutador poderá entender melhor você como profissional e como pessoa, poderá avaliar seu tom, personalidade, comportamento, entender a forma como você conta sua história e muito mais.

Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Após a preparação básica, uma das próximas perguntas que surgem é: Como devo me apresentar em uma entrevista?

Não se preocupe com qualquer nervosismo que possa surgir nesta etapa, pois é completamente normal e os profissionais de recrutamento não o eliminarão por isso. Até porque, geralmente, esse é um momento importante na vida das pessoas, é natural ficar um pouco nervoso.

Mas há coisas que podem ajudá-lo a se acalmar, como:

Saia cedo de casa se for entrevista, ou entre no link antes do horário marcado e verifique se está tudo em ordem, se for entrevista online;
Tenha uma boa noite de sono no dia anterior à entrevista;
coma alimentos leves;
Prepare-se com antecedência.
Um pouco de preparação e planejamento podem ajudar a reduzir a ansiedade e lhe dar mais tranquilidade.

Mas agora vamos para a entrevista de fato!

O foco agora é ser você mesmo. Parece clichê, mas vamos explicar porque é tão importante.

Se você está tentando agir como alguém que não é, não importa o quão bem preparado você esteja, os recrutadores provavelmente perceberão porque esses profissionais são treinados para fazer perguntas claras que os ajudam a identificar esse tipo de coisa.

Portanto, para ser consistente do começo ao fim, não seja pego de surpresa, apenas seja você mesmo! Não force características que não são suas.

Outro ponto muito importante é demonstrar interesse e empolgação. Você contrataria alguém que parecesse indiferente à sua empresa? Ou alguém que não sabe contar a própria história de forma interessante? Bem, nem a empresa. Então, demonstre entusiasmo pelo propósito e pela história da empresa!

Mas tenha cuidado com o quanto você diz em sua resposta. Antes de responder, pense primeiro na sua mensagem final para que a sua mensagem seja objetiva e coerente.

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

Para saber o que vestir para uma entrevista, pesquise o código de vestimenta da empresa. Um código de vestimenta é um termo usado para definir o código de vestimenta de um lugar.

Tente procurar algo relacionado a isso no site da organização. Se você não encontrar nada específico, procure fotos de pessoas no local de trabalho. Quase todas as empresas possuem fotos de seus funcionários, seja no trabalho ou em festas e eventos informais da empresa.

A partir dessas fotos, você já pode determinar como deve ser o código de vestimenta. Por exemplo, se todos na foto estiverem vestindo trajes de negócios ou se todos estiverem usando o mesmo tipo de roupa, é provável que haja um código de vestimenta mais rígido.

Se todos na foto estiverem vestidos de forma diferente, ou se houver eventos mais descontraídos, como dias do pijama, festas à fantasia, etc., pode ser que a organização tenha um código de vestimenta mais flexível.

Além disso, preste atenção ao setor da empresa. As startups, por exemplo, tendem a ter um ambiente mais casual, onde os funcionários podem até usar chinelos e shorts. No banco, o traje social é mais comum.

Lembre-se de que isso varia de empresa para empresa, e o ideal é pesquisar cada empresa para a qual você vai se candidatar a uma vaga de emprego para entender suas particularidades.

Dito isso, se você ainda está se perguntando se existe um traje ideal para uma entrevista de emprego, a resposta é: não.

Toda essa pesquisa ajudará você a determinar exatamente o que é melhor para cada empresa, não há regras.

Se você está em uma empresa que preza por um ambiente de trabalho mais divertido e descontraído, pode não ser muito apropriado um vestido social e super formal. vice-versa.

Portanto, o mais importante é que você estude o traje habitual dos funcionários daquela empresa, tente se adequar a ele e não se limite muito ao traje.

Sempre use o bom senso e não saia de pijama ou outra roupa que você normalmente não usa.

Mesmo em entrevistas online, você pode ver partes de seu traje na câmera. Portanto, seja qual for o ambiente em que a entrevista será realizada, não o ignore.