5 iguarias típicas do Nordeste para você experimentar

A comida típica do Nordeste está, sem dúvida, entre as melhores do Brasil. A comida costuma ser memorável por vários motivos, incluindo o tempero atraente e a experiência única de quem a prova. Pensando nisso, preparamos uma lista de pratos que você precisa experimentar na sua próxima viagem ao Nordeste do nosso país!

A famosa Tapioca Cremosa

Tapioca cremosa de morango

A tapioca é uma das iguarias mais famosas do norte e nordeste do Brasil. Pode ser servido com ou sem manteiga, coco e outros recheios como frango, queijo e atum. Tem algumas opções que são doces, com adição de chocolate, doce de leite…

Cuscuz

O cuscuz é um prato originário da África e muito consumido nas regiões nordeste e norte do país. Pode ser feito de farinha ou fécula, milho, arroz ou tapioca. No Nordeste, é um alimento comum consumido em três refeições ao dia, podendo ser utilizado como prato principal do café da manhã e do jantar. De preferência com manteiga, leite, ovos ou carne seca.

Acarajé

Originário da África, o Acarajé é um bolinho frito no azeite de dendê e feito com feijão fradinho, sal, alho, gengibre, cebola e camarão. É muito consumido na Bahia! Se eles perguntarem como “quente ou frio”, na verdade está se referindo ao nível de pimenta. Quanto mais “quente” mais picante ficará o seu acarajé.

Vatapá

Vatapá é um creme feito com farinha de rosca ou fubá, castanha de caju, pimentão, leite de coco, amendoim, pão, azeite de dendê e camarão. Às vezes é servido com arroz e também pode ser usado como recheio de Acarajé.

Baião de Dois

O baião de dois é um prato de arroz, feijão, carne seca e requeijão. Algumas pessoas dizem que a origem do nome é por causa da dança típica do Nordeste – Bion. Também colaborou com os compositores cearenses Humberto Teixeira e pernambucano Luiz Gonzaga, ganhando popularidade com a música “Baião de Dois”, o rei do baião!

Se você gostou desse post 5 iguarias típicas do Nordeste para você experimentar, deixe seu comentário abaixo pra gente continuar produzindo conteúdo como esse.

Veja também: