O abacate é uma fruta controversa. Alguns dizem que prejudica uma dieta balanceada, enquanto outros a defendem vigorosamente. Mas como a palavra-chave da boa alimentação é equilíbrio, um meio-termo é a solução.
Obviamente, se você está se empanturrando de abacates, não estará comendo quantidades saudáveis - mas isso vale para praticamente qualquer alimento. Comido com moderação, é uma fruta poderosa que pode ser uma grande aliada na sua dieta.
Além da moderação e do equilíbrio, conhecer os prós e contras dos alimentos é essencial para uma alimentação eficaz. É por isso que separamos informações sobre abacates em uma lista separada.
Armado com esta lista, você saberá exatamente quando prestar mais atenção e quando omitir abacates de sua dieta. Verifique os seguintes dados:
—
8 curiosidades que você tem que saber sobre o abacate
1- Abacate é uma das frutas mais calóricas
6 colheres de sopa de abacate, ou cerca de 100 gramas de alimento, contêm cerca de 170 calorias.
Considerando apenas as calorias, consumir abacate pode não ser a melhor opção de fruta para quem segue uma dieta com restrição calórica. Além do mais, na maioria das vezes o abacate é comido com leite e açúcar, o que o torna mais calórico.
Porém, se essa fruta for consumida com moderação, não há problema. Até porque o abacate pode aumentar a saciedade e reduzir o apetite.
Por ser calórico, também pode ajudar quem queima muitas calorias a completar a dieta e ajudar a construir massa muscular.
2- Cerca de 80% do abacate é composto por gordura
Isso explica o alto teor calórico do abacate, pois 1 grama de gordura equivale a 9 calorias, enquanto a mesma quantidade de carboidratos e proteínas equivale a 4 calorias.
Apesar de sua oleosidade, a maior parte da gordura da fruta é monoinsaturada, ou seja, a gordura considerada benéfica e associada à redução do LDL (colesterol ruim) e à prevenção de doenças cardiovasculares.
3- É uma das frutas mais rica em fibras
Em geral, as frutas são conhecidas por serem ricas em fibras alimentares. Exceto que os abacates nunca foram incluídos nesta lista – um grande erro.
Os abacates não são apenas uma boa fonte de fibra, mas também uma das melhores: 100 gramas de abacate têm cerca de 6 gramas de fibra – mais do que abacaxi, laranja, morango e melão (da mesma quantidade, é claro).
4- Rico em diversas vitaminas, minerais e fitonutrientes
Ao contrário do que muita gente pensa, o abacate não é só gordura e calorias. A fruta é rica em muitas vitaminas, minerais e fitoquímicos.
É rico em potássio, vitamina B6, ácido fólico, vitamina E, glutationa e várias outras substâncias importantes para a saúde.
É por isso que consumir abacate oferece muitos benefícios à saúde – entre eles efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e melhor metabolismo de macronutrientes, entre outros.
5- Redução da síndrome metabólica
Vários estudos mostraram uma relação positiva entre comer abacate e reduzir a síndrome metabólica.
A síndrome metabólica é um grupo de fatores de risco cardiovascular frequentemente associados à deposição central de gordura e resistência à insulina.
Isso significa que consumir abacate pode prevenir certos tipos de doenças, como diabetes, pressão alta, obesidade e evitar suas complicações.
6- Pode ser consumido de diversas formas
O abacate é uma das frutas mais versáteis. Poucos podem ser usados tanto em pratos doces quanto salgados como ele.
Compará-lo com outras frutas que você coloca em saladas é inútil, pois o abacate é muito mais do que isso – com ovos, por exemplo, é uma excelente escolha para quem está treinando!
Também pode ser usado em sanduíches, saladas, doces, cremes e claro, simples. Não só é ótimo para mudar sua dieta sem ficar entediado com frutas.
7- Pode ser um bom pré-treino
O abacate pode ser uma boa opção pré-treino para quem precisa de mais energia durante o treino e/ou está em uma dieta restrita em carboidratos.
Isso porque, como mencionamos no item 1, a gordura contém cerca de 9 calorias por grama. Vale lembrar que essa não é uma boa opção para quem sente desconforto gastrointestinal durante o treino.
8- Auxilia na redução de gordura corporal
Como mencionamos em outro artigo Made from Iridium, consumir gorduras boas pode reduzir a ingestão de carboidratos, mantendo a sensação de saciedade e pode ajudar a quebrar o platô e retomar a queima de gordura fecal.
Abacates, como você provavelmente já sabe, são uma excelente fonte de gorduras de alta qualidade que podem ajudá-lo a perder gordura corporal e controlar seu peso.